CIO Vitual

A função do CIO é dirigir as ações da gestão da aplicação da tecnologia digital nas organizações, seja nos aspectos estratégicos ou operacionais, sempre alinhadas com os objetivos dos negócios. Esse serviço é oferecido, uma vez que pequenas empresas não têm necessidade de quadros desse tipo em tempo integral, podendo usar, além disso, a experiência de mais de um CIO consultor, uma vez que nossa empresa conta com profissionais experientes que já exerceram o cargo em empresas importantes por vários anos.

Planejamento

Em qualquer atividade racional há um plano que guia as ações. No nosso caso, isso ainda é mais delicado, uma vez que lidamos com tecnologia, informação, pessoas e processos em uma organização. Portanto, qualquer projeto que a sua empresa fizer com o apoio da Top Inteligência Digital deve ser previamente planejado. Esse trabalho de planejamento deve ser capitaneado pelo CIO (próprio ou virtual), apoiando os proprietários e os executivos das demais áreas de negócios.

Nosso serviço de Planejamento é uma atividade usual de planejamento usando o framework 4W2H (das palavras em inglês what, who, when, where, how e how much, que significam o quê, quem, quando, onde, como e quanto). O escopo do planejamento é o dos serviços oferecidos, que podem ser Sistemas de informação, Gestão de ativos digitais, Marketing digital e Melhoria contínua de processos organizacionais. Os serviços são independentes, ou seja, cada um deles pode ser oferecido e desenvolvido sem os demais. Entretanto, se desenvolvidos em conjunto, em qualquer combinação, baseiam-se em requisitos de negócios comuns e consistentes entre si. O trabalho de planejamento é feito no nível do serviço.

Mesmo que apenas o serviço de CIO Virtual tenha sido contratado haverá sessões de planejamento. Entretanto, mesmo que a transformação do plano em realidade não seja da Top Inteligência Digital como executora, o CIO deve supervisionar a execução feita por terceiros.

Gerenciamento de Tecnologia Digital

Faz parte da atividade do CIO a gestão dos ativos digitais da empresa, supervisionar as operações, enfim, responsabilizar-se por todos os ativos digitais. Esses ativos podem ser programas, documentos, equipamentos, a infraestrutura de nuvem e até mesmo, o planejamento e sua execução.

Essa atividade, demanda profissionais capacitados, tanto no aspecto estratégico, quanto nos aspectos tático e operacional. Sua empresa tem o melhor dos mundos: de um lado uma gestão eficaz, direcionada para os negócios, dotando a empresa com os ativos que efetivamente geram valor, e de outro, por um custo muito baixo, sem ter necessidade de um profissional desse perfil no seu quadro de pessoal, ou executivo.

Caso o serviço de Gestão de Ativos Digitais não tenha sido contratado, mesmo assim o CIO Virtual, atua através da gestão dos recursos existentes na empresa, sejam eles materiais ou pessoal da função informática e telecomunicações.