Marketing Digital

É indiscutível que a internet trouxe possibilidades quase que infinitas para comunicação entre as pessoas. Uma vez que a missão do marketing pode ser entendida como criar o desejo nas pessoas de consumir certo produto ou serviço, essa atividade foi transformada com essas tecnologias. As organizações passaram a olhar de uma maneira diferente para suas campanhas, uma vez que as iniciativas na internet praticamente aumentam a cobertura em algumas ordens de grandeza se comparadas com as técnicas tradicionais.


Indistintamente, pequenas e grandes organizações têm a sua disposição esse meio de comunicação de massa. Olhando para o aspecto democrático desse meio de comunicação, pode-se arriscar afirmar que os mais beneficiados são os pequenos, com capacidade de investimento e fluxo de caixa menores, pois o custo de uma campanha na internet, é bastante mais atrativo do que usando outras modalidades. Tem-se verificado no mercado das empresas de pequeno porte um sucesso muito grande das iniciativas de marketing usando a internet. Entretanto, isso não que dizer que as ações devem ser intempestivas, ou prescindam de um planejamento prévio. Ações improvisadas nessa área podem se transformar em gigantescos fracassos e prejuízos que podem superar a capacidade de absorção de pequenos empresários.

Planejamento e acompanhamento dos resultados de marketing digital

Nosso serviço de Marketing Digital é basicamente oferecido em duas modalidades. Uma delas é como um serviço isolado, voltado apenas para criar um presença virtual expandindo as fronteiras dos potencias clientes, consumidores de produtos ou serviços oferecidos. A atividade de planejamento é específica, embora busque alinhar-se com as estratégias gerais da organização. De outro lado, caso outros serviços tenham sido contratados, por exemplo, Sistemas de Informação (desenvolvimento de aplicações para a web), ou Administração de Ativos Digitais, o planejamento é encarado de uma maneira mais abrangente levando em consideração requisitos mais gerais da empresa.

Além disso, o planejamento é dividido em subáreas do marketing digital, tais como, Search Engine Optimization (SEO), Análise de Relatórios Estatísticos, Presença Digital Institucional e Presença em Mídias Sociais. Essas útimas são o Facebook®, Google Search®, AdWords®, Google+®, Twitter® e YouTube®, dentre outras.

Search Engine Optimization (SEO)

Esse termo vem do aparecimento dos engenhos de busca tais como Google®, Bing™ e Yahoo®. A tradução para o português seria "otimização para engenho de busca (o que faz sentido!). Significa definir as implementações no código da página, e também fora dela, para que ela apareça nos primeiros itens selecionáveis em uma busca. Isso leva em conta as particularidades dos algoritmos usados por cada fabricante de busca.

Esse serviço inclui determinar as palavras-chaves para uso na página vis-à-vis os algoritmos usados por cada fabricante. Além disso, analisar periodicamente a dinâmica do comportamento de tais palavras-chaves nas buscas. Mais ainda determinar quais outras implementações exta-código podem ser usadas, tal como links de referência e quantidade de acessos. É importante ressaltar que existe regulamentação sobre a ética na otimização que não podem ser quebradas, sob pena de ter sua página retirada da indexação.

O monitoramento da atividade na página é feito através de uma ferramenta da fabricante Google® chamada Google Analytics®, que atua coletando dados de acesso, tais como origem, permanência e georreferência, de quem visita a página.

Presença nas redes sociais

Quanto mais você mostra sua empresa ou marca, maior é a possibilidade de fechar negócios, vender seus produtos ou serviços, enfim, sua qualidade de vida, de seus colaboradores e de seus clientes vai refletir-se em conforto e tranquilidade.

Nós podemos planejar e colocar sua marca, produto ou serviço para que centenas de milhares de pessoas possam conhecê-los.

Cada um dos canais mencionados acima, merecerá um planejamento específico, métricas e metas próprias, a fim de que possamos obter o maior retorno possível sobre o investimento realizado.